Reborn significa renascer. O bebê reborn parece um bebê de verdade, são bonecas que parecem estar vivas.Ao se confeccionar um bebê reborn, não há a preocupação de que se pareça com alguém, não há necessidade de fotos para copiar um bebê, ele é feito através de um molde, esse molde é feito de metal para colocar o vinil líquido ou silicone, criando algumas características, seu corpo é de tecido com enchimento bem fofo, seus cabelos são de lã de um animal chamado moar que vive no Tibet, ou seda, microfibra ou acrílico.Mas se o cliente quiser uma cópia perfeita do próprio filho quando bebê, por exemplo, o artista que confecciona o bebê reborn poderá providenciar um trabalho perfeito.

Nos olhos também são utilizados vários materiais, para que neles saiam um efeito natural, todo material utilizado na confecção dos bebês reborn são importados, depois de feitos os bebês são pintados com uma tinta especial com várias camadas bem finas, neste processo o artista cria as veias, as manchinhas, as sombras, brotoejas, e os demais detalhes que fazem parte da pele de um bebê, criando um realismo total na peça, além de criar a boca, sobrancelhas e unhas.

A partir de um trabalho muito articuloso e demorado, os cabelos são colocados, fio a fio e depois pintados de acordo com a solicitação. Não parando apenas na aprência idêntica a um bebê, esses bonecos trazem uma novidade, o mercado vem oferecendo bebê reborn que choram e riem.